Você que é pai ou mãe está tendo dificuldade de lidar com as crianças durante isolamento?
Atualmente, muitas famílias estão passando por isso, principalmente um ano depois do início do estado de quarentena.
Pensando nisso, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre como o isolamento tem afetado os pais, as crianças e as relações entre eles.
Além disso, traremos dicas para os pais, a fim de ajudar a lidar com as crianças durante o isolamento.
Para saber mais, continue com a gente!
Como a quarentena afeta os pais?
Algo que pode ser observado com muita facilidade é que a quarentena teve impacto sobre todas as pessoas, sejam crianças ou adultas.
Isso porque esse é um período de muitas incertezas, sejam relacionadas à própria doença, como o medo de contrair o vírus; à vida profissional, considerando que muitas pessoas perderam seus empregos ou estão inseguras; e pessoal, com a distância.
Além disso, muitos pais precisam conciliar a falta de emprego ou o home office com os cuidados das crianças. E essa rotina acaba demandando muito mais deles, que dedicam sua atenção a muitas coisas ao mesmo tempo.
Em muitos casos, essa situação pode causar um estado de Burnout, caracterizado pelo esgotamento físico e mental. Por estarem extremamente cansados, muitos pais e mães acabam sendo negligentes com os filhos.
Mas é importante dizer que se culpar pode prejudicar ainda mais a situação. Mantenha a calma e continue a leitura que vamos ajudar você.
E as crianças?
A falta de tempo dos pais pode gerar um sentimento de abandono nas crianças, além de outras questões relacionadas ao isolamento que acabam atrapalhando o desenvolvimento delas.
Alterações no sono
As alterações de sono tem sido algo muito comum durante esse período. Muitas crianças não conseguem mais dormir com qualidade, o que prejudica muito as atividades do dia a dia e o aprendizado.
Mudanças alimentares
Além disso, a alimentação também sofre mudanças, principalmente devido à mudança na rotina dos pais. Com a falta de tempo, as crianças muitas vezes não têm acesso a uma alimentação diversificada e nutritiva, e nem a um momento certo de se alimentar.
Prejuízos na interação social
Grande parte da interação social das crianças vem da escola, que também mudou. Hoje, elas não têm mais o mesmo contato com amigos, pois não podem vê-los com frequência. A escola, que é o principal ambiente de estímulo da criança, também não faz mais parte da rotina.
Aulas remotas e contato intenso com a tecnologia
As aulas presenciais foram substituídas pelo ensino remoto, ou seja, agora as crianças passam ainda mais tempo em contato com a tecnologia, o que pode ser prejudicial para seu desenvolvimento também.
Diante de tudo isso, é fundamental entender que o momento é realmente delicado e demanda uma nova postura dos pais, para que as crianças não sintam com tanta profundidade os impactos da quarentena.
Para isso, algumas mudanças na rotina e na forma de lidar com as crianças se fazem mais necessárias.
Dicas para lidar com as crianças durante isolamento
A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar a lidar com as crianças durante o isolamento e melhorar a rotina dos pais também:
Cuide da sua saúde mental
Em primeiro lugar, é importante cuidar de sua própria saúde mental.
Você pode começar uma nova rotina de autocuidado, tirar um tempo apenas para si mesmo, longe da criança e fazer terapia.
Incluindo novos hábitos na rotina, como a prática de exercícios físicos, cuidados com o corpo, um novo hobbie, por exemplo, você garante sua integridade física.
Tirando um tempo para si, ficando sozinho em seu quarto, tendo um tempo com seu companheiro ou companheira, você delimita espaços em que será pai ou mãe e uma pessoa singular. Isso é importante nesse momento em que todos estão o tempo todo na mesma casa.
E por fim, fazendo terapia você cuida de sua mente com apoio profissional. Com isso, casos de cansaço extremo, ansiedade e depressão podem ser superados, o que dá a você mais qualidade de vida e inteligência emocional para lidar com o dia a dia.
Estabeleça uma rotina
Como já dito, a rotina é muito importante para a criança, que precisa dormir e se alimentar nas horas corretas. Os pais também precisam dessa rotina bem estabelecida, com tempos de trabalho e descanso bem delimitados.
Explique a situação com calma e clareza
As crianças também estão confusas e cansadas, por isso, conversar com elas de maneira calma e explicar a situação com clareza é fundamental.
Assim, elas vão se sentir mais acolhidas pelos pais, e entender que a situação é passageira. Além disso, irão compreender que estão seguras em sua casa com a família.
Dê orientações sobre a prevenção contra o vírus
Orientações relacionadas à prevenção contra o vírus são fundamentais. Por isso, nunca deixe de esclarecer qualquer dúvida da criança sobre o assunto e relembre os cuidados que ela precisa ter quando for sair de casa.
Procure ajuda profissional
As crianças também podem sofrer com ansiedade e outros transtornos durante o período de isolamento, levando em conta o impacto da quarentena sobre elas.
Por isso, vale a pena procurar apoio profissional para elas também. Se toda a família estiver passando por um processo de psicoterapia, a integridade emocional é garantida, e fica mais fácil passar por esse momento.
Em alguns casos, a criança pode estar precisando mais de tratamento psicológico. Saiba como identificar isso neste post.
Incentive a brincadeira e a imaginação da criança
Incentivar brincadeiras, a criatividade e a imaginação da criança é fundamental. Assim, ela ocupa a mente e tem seu aprendizado estimulado, mesmo fora da escola.
Sempre que possível, é importante que os pais participem desses momentos, mas também é necessário incentivar atividades que a criança possa fazer sozinha.
Assim, ela não sente que está sendo deixada de lado quando os pais estão em seus compromissos e não podem atende-las.
No post de hoje, falamos sobre como lidar com as crianças durante o isolamento. Com essas dicas, vocês, pai e mãe, podem cuidar mais de si mesmos, além de melhorar sua relação com as crianças, promovendo um ambiente mais saudável.
Para mais dicas sobre o assunto, acesse nosso blog!