O Transtorno de Ansiedade de Separação é um dos transtornos de ansiedade e está relacionado ao medo da separação de figuras de apego ou de casa.
No post de hoje, você vai entender melhor o que é, quais são os sintomas e como se dá o tratamento, a fim de entender quando e a importância de buscar tratamento para o Transtorno de Ansiedade de Separação.
Não deixe de acompanhar!
O que é o Transtorno de Ansiedade de Separação
O Transtorno de ansiedade de separação é caracterizado pelo medo ou ansiedade excessivos que envolvem a separação de casa ou figuras de apego. Por exemplo, a primeira ida à escola ou divórcio dos pais.
Essa perturbação pode durar pelo menos quatro semanas em crianças e adolescentes, e mais de seis meses em adultos. É mais prevalente em crianças com menos de 12 anos, e mais frequente em pessoas do sexo feminino.
Em geral, o transtorno se desenvolve após uma situação de estresse envolvendo uma perda ou mudança drástica na vida da pessoa. Também pode estar associado à superproteção dos pais. Outro fator é o genético, visto que a herdabilidade do transtorno é estimada em 73%.
Sintomas
Para diagnosticar o transtorno é preciso que o paciente apresente ao menos três dos sintomas que serão descritos a seguir:
- Sofrimento excessivo e recorrente sobre ocorrência ou previsão de afastamento de casa ou figuras que tem apego;
- Preocupação excessiva sobre possível perda ou perigos envolvendo as pessoas que tem apego, como doenças, desastres ou morte;
- Preocupação sobre eventos indesejados que podem levar à separação de alguém que tem apego, como um sequestro ou acidente.
- Relutância em afastar-se de casa, ir para a escola ou trabalho, por medo da separação;
- Medo excessivo de ficar sozinho e sem as pessoas que tem apego;
- Relutância em dormir longe de casa ou se afastar de pessoas que tem apego;
- Ter pesadelos repetidos envolvendo separação;
- Sintomas físicos que aparecem quando o tema da separação acontece ou é previsto.
As crianças com transtorno de ansiedade de separação podem apresentar sintomas de retraimento social, dificuldade de concentração, tristeza e apatia. Além disso, são vistas como crianças que têm necessidade excessiva de atenção.
Em outras idades, os indivíduos podem apresentar medo de animais, escuro, acidentes, viagens de avião, assaltos, enfim, situações que dão sensação de perigo a si ou pessoas que têm apego. Os adultos com o transtorno podem parecer dependentes e superprotetores.
Tratamento
Assim que os sintomas aparecerem ou estiverem causando prejuízo à pessoa, é necessário buscar auxílio psiquiátrico para iniciar a terapia comportamental. A psicoterapia envolve a mudança de pensamento e treinamento perante as situações de separação, desde as mais curtas como despedidas, até as mais longas, como divórcio.
Se necessário, o tratamento pode envolver medicamentos, sempre prescritos e acompanhados pelo psiquiatra.
No artigo de hoje, você pôde entender melhor o que é o Transtorno de Ansiedade de Separação. Se você gostou desse conteúdo, também vai gostar de saber mais sobre ansiedade na adolescência. Para entender melhor o assunto, clique aqui!
Fonte: DSM-5