Psiquiatra online pode dar receita? Tire a sua dúvida

Você gostaria de realizar uma consulta via telemedicina mas não sabe se psiquiatra online pode dar receita?

Essa dúvida é comum, principalmente considerando que os atendimentos virtuais passaram a fazer parte de nossa vida nos últimos anos.

Então, preparamos este post com a resposta!

Para saber se psiquiatra online pode prescrever receita e como realizar seu atendimento, confira o artigo até o fim.

O que é telemedicina?

A telemedicina não é uma novidade, mas ganhou mais força durante a pandemia de Covid-19. Através da telemedicina é possível seguir cuidando da saúde à distância, com seu médico de confiança.

E, atualmente, a maioria das especialidades médicas atende via telemedicina, inclusive a psiquiatria — uma das áreas que mais ofereceu atendimentos nos últimos anos.

Assim, com a telemedicina, todos os processos podem ser agilizados, desde o agendamento até a compra de medicamentos.

Além disso, é uma excelente forma de democratizar o acesso às pessoas com mobilidade reduzida ou que estão distantes do consultório. Por isso, hoje muitos pacientes optam por essa modalidade.

Como é a consulta com psiquiatra online?

psiquiatra online - telemedicina

A consulta com o psiquiatra pode ser feita de duas maneiras diferentes.

A primeira opção é o atendimento síncrono, via chamada de vídeo. Nessa modalidade, o paciente pode conversar ao vivo com o médico pelo computador, tablet ou smartphone, de qualquer lugar. Assim, é possível realizar uma sessão de psicoterapia ou qualquer tipo de consulta.

Outra forma de se consultar é a assíncrona, como receber indicações via aplicativos de mensagem, email ou realizar a gravação de vídeos.

Independente da modalidade escolhida, a telemedicina é confiável e segura, portanto, fique tranquilo na hora do atendimento. A única coisa que você precisa entender é o que funciona melhor para seu caso.

Psiquiatra online pode dar receita?

Sim! Inclusive, essa prática é muito importante para facilitar o acesso a diversas pessoas. Afinal, o paciente não precisa se deslocar para conseguir uma receita.

A receita digitalizada tem a mesma validade que a física, e pode ser feita gratuitamente. Além disso, fica disponível na nuvem, e simplifica a avaliação feita pelos médicos, que contam com todas as informações sobre o paciente em um prontuário digital.

Outra característica importante sobre a prescrição de receitas psiquiátricas é que o paciente pode enviá-las diretamente ao farmacêutico, que faz a retenção da receita online e já prepara o medicamento.

Como isso se dá? O médico assina digitalmente o documento e o farmacêutico pode validar, assinar e registrar junto ao Registro de Dispensação — tudo muito tranquilo.

Devido a todas essas facilidades é que a medicina considera a receita online um grande avanço.

Agora que você já sabe que psiquiatra online pode prescrever receita e como se consultar via telemedicina, que tal agendar sua consulta com a Dra. Jaqueline Bifano?

O atendimento virtual é prático, de qualidade e realizado com a mesma responsabilidade que o presencial.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

3 Comentários

  1. Bom dia minha dúvida é com a receita, falei com o farmacêutico da utrafarma de onde moro ele disse que tem k ser o receituário azul, a farmácia não pode aceitar a receita on laine fiquei chateada pois estou com problemas pra sair de casa e ia começar a passar nas especialidades on laine

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário