Na maioria dos casos, TDAH e procrastinação andam juntos. Isso porque vários sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade fazem com que esses pacientes procrastinem com mais frequência e intensidade.
No post de hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa relação, além de dar dicas para você ajudar alguém ou lidar com seu próprio TDAH e procrastinação.
Vamos lá?
TDAH e procrastinação: entenda a relação
Antes de entender a relação, é importante saber o que significa o termo e quais os principais sintomas do TDAH:
Procrastinação é o ato de adiar ou atrasar uma tarefa. Ou seja, deixar para depois algo que precisa fazer naquele momento.
Por isso, procrastinar pode gerar sensação de culpa, stress, perda de produtividade e, muitas vezes, vergonha pelo descumprimento de responsabilidades com outras pessoas.
Já o TDAH é caracterizado pelos principais sintomas:
- Distração e dificuldade de manter o foco;
- Dificuldade de se planejar;
- Dificuldade de ficar muito tempo na mesma tarefa;
- Desorganização.
Por que pessoas com TDAH procrastinam mais?
Devido aos sintomas do TDAH, o paciente adia mais tarefas, ou até mesmo, não as faz. Também esquece compromissos, prazos e não consegue se concentrar para finalizar uma tarefa (mesmo que simples). Além disso, tende a pensar que conseguirá fazer depois, ou que fará melhor depois.
Outro fator que colabora é que as pessoas que vivem com TDAH são “autossabotadas” por sua própria mente, e não têm a mesma noção de tempo que as pessoas neurotípicas.
Assim, mesmo que todo mundo tenha o hábito de procrastinar, isso sempre é mais evidente em que tem o transtorno.
Dicas para lidar com a procrastinação no dia a dia
No entanto, existem algumas coisas que os pacientes com TDAH podem fazer para lidar com a procrastinação.
Aqui vão algumas práticas eficientes:
- Faça terapia: A psicoterapia é fundamental para ajudar os pacientes com TDAH a lidar com o transtorno, organizar sua rotina e compreender as prioridades.
- Crie o ambiente propício para desenvolver suas tarefas: Entenda de que maneira você consegue realizar o objetivo, seja reorganizando seu espaço ou colocando uma música que você gosta — a forma certa é a que funciona para você.
- Evite tarefas impossíveis: Se perceber que as tarefas não são possíveis, não tente se superar para realizá-las. Siga em seu ritmo.
- Apenas faça: Dar o primeiro passo, iniciar a tarefa e fazê-la aos pouquinhos é muito importante (mesmo que o resultado não seja perfeito).
- Faça uma tarefa de cada vez: Não tente realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. O ideal é focar em cada tarefa e fazê-la por partes, mas não sobrepor as atividades.
Na vida adulta, o TDAH pode causar várias dificuldades, pois o mundo exige coisas que realmente são mais difíceis para essas pessoas.
Porém, é possível trabalhar isso e melhorar a relação entre TDAH e procrastinação.
Em nosso blog, temos um artigo completo com dicas para lidar com o TDAH na vida adulta e melhorar seu desempenho nas atividades do dia a dia. Sugerimos fortemente a leitura!